segunda, 16 de junho de 2025

Busca

segunda, 16 de junho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

29/12/2021 15:57

Fábio Trad defende direitos dos clientes e agentes de turismo afetados por cancelamentos de voo

Pedido de ajuda foi feito pelos agentes por conta dos milhares de cancelamentos ocorridos nos últimos dias

O deputado federal Fabio Trad (PSD/MS) demonstrou apoio às agências de viagens e turismo de todo o território nacional que estão sofrendo com os inúmeros transtornos causados pelas companhia aéreas, ao cancelarem voo e afetarem os clientes.

Como consequência da ação, as três companhia aéreas que dominam o mercado brasileiro elevaram os preços, faltando com responsabilidade e causando prejuízos ao setor do turismo que tenta se reerguer após mais de um ano de pandemia.

De acordo com o IBGE, o preço das passagens acumulou alta de 56,8% nos últimos 12 meses. A inflação generalizada impactou diretamente o segmento das agências de viagens, responsáveis pela emissão de 80% dos bilhetes aéreos no setor da aviação comercial.

Outro ponto que fez os valores se elevarem, são os milhares de voos cancelados sem aviso prévio. No total, 133 mil pessoas foram lesadas em todo o país.

Somente a companhia aérea ITA, do grupo Itapemirim, suspendeu mais de 45 mil passagens, quando quase 70% da população brasileira está completamente vacinada contra a Covid-19, se sentindo mais à vontade para viajar.

Os agentes reclamam, ainda, por não contarem com nenhum apoio do Governo Federal nem do Congresso Nacional, por isso entraram em contato com o deputado federal Fábio Trad (PSD/MS), que prontamente se comprometeu a tomar providências junto aos órgãos competentes.

“Isso não pode continuar assim. É necessário que haja uma regulamentação no setor. No Brasil as agências de viagem mantem cerca de 35 mil empregos diretos e mais de 100 mil empregos indiretos”, advertiu o parlamentar, que enviará ofícios aos órgãos competentes, tais como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC),  a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), ligada ao Ministério de Infraestrutura e o Ministério do Turismo.

Justificativa

 Além da propagação da variante ômicron, a justificativa das companhias aéreas para os cancelamentos deve-se à necessidade de isolar os tripulantes que tenham testado positivo para a Covid-19 ou que necessitem fazer quarentena por contato com passageiros infectados.

 

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias