Voltou a circular nas redes sociais, uma foto de 1998 que mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-governador do Mato Grosso do Sul e pré-candidato a deputado estadual Zeca do PT e o ex-piloto Nélio Alves, que foi preso em 2020, após ser interceptado pela FAB (Força Aérea Brasileira) por transportar cocaína.
No texto da legenda diz que o piloto Nélio Alves foi “preso domingo, depois que a aeronave que pilotava, com 510 kg de cocaína, foi interceptada pelos pilotos do Esquadrão Flecha e obrigada a pousar”.
O caso citado pela imagem ocorreu em agosto de 2020.
Segundo informações oficiais da época, Nélio Alves de Oliveira foi preso após tentar fugir de caças da FAB antes da aeronave que pilotava ser apreendida com 516 kg de cocaína. Ele já foi vice-prefeito e presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul.
A imagem associa o caso a outra apreensão de drogas ocorrida no domingo (3), quando um avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização, no Mato Grosso do Sul, foi obrigado a fazer um pouso forçado no interior de São Paulo.
A Polícia Federal (PF) apreendeu 663 kg de pasta base de cocaína. As duas pessoas que estavam na aeronave fugiram. O caso, porém, não tem relação com o piloto Nélio Alves.
“A foto foi feita em 1998, o ano em que fui eleito governador. Ela foi tirada lá no Pantanal, na fazenda do atual prefeito Nelson Cintra, que é casado com uma mulher da família Coelho, a família mais rica que tem do Mato Grosso do Sul”, afirmou Zeca do PT a CNN.