TJMS ABRIL 2024
A+ A-

terça, 16 de abril de 2024

terça, 16 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

10/11/2015 18:42

A+ A-

Gaeco pede afastamento de vereadores que ocultaram celulares pessoais

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) solicitou o afastamento dos vereadores Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), e Edson Shimabukuro (PTB) por ocultar aparelhos celulares de uso pessoal durante a deflagração da Operação Coffee Break.

A análise do relatório apresentado pela perícia demonstrou que Shimabukuro teria entregado ao Gaeco o celular de sua esposa, Ivete Asato Shimabukuro, obstruindo as investigações de forma deliberada, uma vez que utiliza outro aparelho, vinculado a uma linha diferente da entregue à polícia.

Carlão, porém, teria entregado um celular de trabalho, pouco usado. Durante o período investigado, o Gaeco inclusive identificou mensagens enviadas pelo vereador para outros parlamentares que teriam partido de sua verdadeira linha de uso pessoal.

Considerando que Carlão e Shimabukuro tiveram tempo para adulterar as possíveis provas deixadas nos aparelhos, o promotor de Justiça, Marcus Alex Vera, solicitou a suspensão da função pública e a proibição do acesso à Câmara Municipal e descartou novo mandado de busca e apreensão.

Em sua decisão o desembargador Luiz Cláudio Bonassini da Silva abriu prazo para que os parlamentares apresentem defesa e concedeu decisão  favorável ao vereador Otávio Trad (PT do B), para que ele tenha acesso ao conteúdo das mensagens que foram colhidas de seu celular durante a investigação.

Segundo o MPE (Ministério Público Estadual), os laudos periciais resultaram em mais de 400 páginas de conversas, provenientes de diversos mensageiros instantâneos, mas cerca de 90% do material não possui nenhuma relação com a investigação e devem ser descartados, conforme determina a Lei.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias