A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

13/02/2019 11:55

A+ A-

Governo distribui maquinários para 9,3 mil produtores que atuam no programa agricultura familiar

Investimento somou de R$ 24,5 milhões; recurso foi captado de emendas parlamentares

O governador Reinaldo Azambuja, do PSDB, em cerimônia promovida na manhã desta quarta-feira (13), no prédio da Agraer, saída de Campo Grande para Rochedo, distribuiu maquinário agrícola, como trator, que vai beneficiar ao menos 15 municípios sul-mato-grossenses. Os equipamentos foram entregues às prefeituras, associações e cooperativas ligadas ao programa agricultura familiar. A distribuição dos maquinários ocorre desde o ano passado e, nesta semana, o governo contempla com o projeto os 79 municípios de MS.

Azambuja disse em seu discurso que os maquinários – trator 85 cv, distribuidor de calcário, grade aradora, carreta agrícola, grade niveladora e rotoencanteirador ou pá concha traseira – custou em torno de R$ 24,5 milhões. O dinheiro saiu das contas do governo e ainda por meio de emendas parlamentares – recursos alocados pela bancada federal.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruk, disse que os maquinários têm sido entregues às prefeituras, que depois repassa os equipamentos para as cooperativas e associações, normalmente instaladas em assentamentos.

Cálculos do superintendente do meio ambiente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Rogério Beretta, indicam que de 2015 para cá foram entregues no Estado 186 patrulhas (conjunto do maquinário) e que cada conjunto favorece, em média, 50 integrantes do programa agricultura familiar. Ou seja, o projeto do governo beneficiou em torno de 9,3 mil produtores.

Carlinda Rezende, de uma cooperativa da cidade de Terenos, foi ao evento representar 240 membros da organização que produz hortaliças e com o comércio de leite.

Ela disse que a cooperativa agrícola mista pode dobrar a produção daqui em diante. “Agora temos dois tratores e isso favorece a nossa produção”, afirmou a presidente da cooperativa.

RETA FINAL

Azambuja conclui o projeto de distribuição de maquinário nesta semana.
Amanhã, quinta-feira (14) ele segue para Aquidauana (Pantanal), onde às 08h30 fará a entrega do maquinário agrícola no Sindicato Rural de Aquidauana, e no mesmo dia estará em Três Lagoas (Leste), onde às 15h faz as entregas em solenidade que será realizada na Arena Mix. 

Na sexta-feira (15) serão beneficiados os agricultores familiares de Itaquiraí, às 9h, em evento que acontece no Pavilhão de Eventos.

À tarde, Reinaldo Azambuja estará em Ponta Porã, onde entrega obras na cidade e patrulha mecanizada para atender os pequenos agricultores de Ponta Porã, Aral Moreira, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Itaporã e Laguna Carapã. A agenda no município de fronteira está prevista para começar às 13h15.

Tratores seguem para assentamentos e cooperativas (foto: Max Delmiro)

 

 

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias