O prefeito João Alfredo Danieze (PT) e o vice, Antônio Celso Rodrigues da Silva Júnior, o ''Júnior Leiteiro'' são acusados de abuso de poder econômico nessas eleições. Eles são candidatos à reeleição em Ribas do Rio Pardo e, se comprovadas os apontamentos, a chapa pode ser cassada.
Segundo o Rio Pardo News, a denúncia foi feita pela ''Coligação Ribas Melhor para Todos'' em 26 de setembro e dá conta que o atual prefeito e o vice fizeram contratações excessivas – não justificadas – além de promover servidores municipais para cargos comissionados. O fato teria ocorrido nos meses de junho e julho deste ano.
A coligação denunciante espera que o resultado do julgamento saia nos próximos dias, já que a Justiça Eleitoral costuma agir com mais rapidez no processo eleitoral.
Ainda segundo a imprensa local, o atual secretário municipal de Administração é tido como homem de confiança do prefeito e seria um dos envolvidos no caso. O noticioso também apontou que, caso a decisão da Justiça saia antes do pleito (6 de outubro), os votos dados a ele serão considerados nulos.
Passado
Essa não seria a primeira vez que o político tem problemas com a Justiça Eleitoral. Quando Danieze era do PHS e concorreu nas eleições municipais de 2012, acabou com os votos anulados.
Resposta
A reportagem local procurou o coordenador de campanha do PT, Nizael Flores. O dirigente disse que tudo o que foi apontado na ação estão fora das hipóteses vedadas pela lei eleitoral, classificando a denúncia como ''factóide eleitoral''.
O espaço segue aberto para manifestações.