Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

José Coelho é demitido da presidência da Petrobras e Caio Paes deve ser indicado

Coelho ficou no cargo por 40 dias e foi demitido nesta segunda-feira

23 maio 2022 - 21h52Por Elizeu Ribeiro

José Mauro Ferreira Coelho foi demitido do cargo de presidente da Petrobras nesta segunda-feira (23). O químico estava no cargo há 40 dias. Caio Mario Paes de Andrade é o indicado para substititui-lo.

Conforme o Portal R7, Caio Mario é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, tem pós-graduação em Administração e Gestão pela Universidade de Harvard e é Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Duke, ambas nos Estados Unidos.

Coelho tomou posse como presidente da Petrobras no dia 14 de abril. O químico foi o terceiro a ocupar o posto na estatal durante o governo Bolsonaro, depois de Joaquim Silva e Luna e Roberto Castello Branco.

O químico deixou o comando da estatal pelos mesmos motivos que seus antecessores: os reajustes feitos nos preços dos combustíveis, que têm irritado Bolsonaro no ano em que o presidente busca a reeleição. No início deste mês, sob a chefia de Coelho, a empresa anunciou aumento de 8,8% do diesel nas refinarias – o litro passou de R$ 4,51 para R$ 4,91.

Ainda conforme o R7, Bolsonaro é crítico da política adotada pela Petrobras, a PPI (Paridade de Preços Internacional), que faz com que o preço da gasolina, do etanol e do diesel acompanhe a variação do valor do barril de petróleo no mercado internacional.