A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

19/09/2019 13:10

A+ A-

Jovens: qualificação ainda é problema na conquista de emprego em Campo Grande

Semana da Juventude foi lançada na Câmara e quer melhorar busca por trabalho

A Câmara Municipal de Campo Grande lotou, nesta quinta-feira (19), com estudantes, jovens do Ciee e Instituto Mirim. O intuito foi a discussão sobre políticas públicas para este público.

A qualificação e inserção ao mercado de trabalho ainda é o assunto principal. A superintendente de programas e projetos do Instituto Mirim, Jucelma Rocha disse que atualmente são 3 mil adolescentes atendidos pelo programa em parceria público e com empresas privadas.

O vereador Betinho (PR) que foi Mirim em 1997 disse que apesar do acesso às redes sociais e internet ainda falta qualificação, pois, os adolescentes permanecem muito tempo ociosos em vídeos e entretenimento.

"Esse é um grande problema e por isso temos discutido políticas públicas para os jovens. No Ciee por exemplo, tinha 20 vagas em aberto semana passada; mas, não tinha ninguém qualificado".

O parlamentar afirma que o Instituto o auxiliou muito quando adolescente e que levou ao Executivo a ideia da construção de mais uma unidade. "Como não podemos fazer o projeto levei a ideia ao prefeito. Sei que o momento não é o ideal, mas espero que nos próximos anos haja a proposta do Executivo. Principalmente para atender os jovens com vulnerabilidade socioeconômica".

O Conselho de Juventude  de Campo Grande afirma que em 2018 havia 52 mil jovens na cidade. Foram consideradas pessoas de 15 a 29 anos.

A superintendente da Mirim afirma que 70% dos jovens encaminhados permanecem no mercado de trabalho. Isso demonstra a necessidade de cursos de qualificação e incentivos maiores ao público.

A Semana Municipal da Juventude segue com programação até dia 2 de outubro com série de eventos voltados aos jovens, com incentivo à qualificação, cultura, esporte, lazer e iniciação do mercado de trabalho

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias