TJMS - PROTETIVAS ELETRONICAS - JULHO 2025

terça, 15 de julho de 2025

Busca

terça, 15 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

21/07/2014 15:00

Lentidão e falhas na administração da Capital aumentam chances de Bernal

Enganos administrativos

O ex-prefeito e atual candidato ao Senado, Alcides Bernal (PP) teve rejeitado, na semana passada, pela 1ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos o mandato de segurança para suspender o ato que decretou a cassação. O juiz Nélio Stábile indeferiu a ação, pois o ex-prefeito perdeu o prazo para dar entrada nos recursos.

Bernal alegou que problemas no sistema da Justiça impediram o registro da ação, no entanto a informação foi contestada pelo juiz Nélio, que assegurou que as três interrupções havidas foram de apenas um minuto naquele dia.

Falta de vontade

Talvez tenha havido falta de vontade em retornar a um cargo e voltar a ser alvo de todo o tipo de ataques dos que lhe fazem oposição. Para isso, certamente seu staff levou em conta que, em pesquisa divulgada em 26 de junho, antes, portanto do lançamento de sua candidatura ao Senado, apontava que 71% dos entrevistados não sabiam ou estavam indecisos quanto aos candidatos e, na pesquisa estimulada estes índices chegavam a 43%.

Entretanto, pesquisa divulgada em 13 de julho pelo instituto Datamax, apontava a candidata Simone Tebeb (PMDB) com 44,2% das intenções de votos, à frente de Bernal que pontuava 31%, ambos distantes dos outros candidatos. Na data da divulgação, havia apenas 13 dias decorridos desde que o ex-prefeito anunciou sua candidatura, em chapa pura. Nesta pesquisa, 7,9% não sabiam em quem votar, enquanto 4,7 estavam indecisos.

Seria, então, plausível que o ex-prefeito aposte mais em uma eleição com chances claras de vitória do que em uma desgastante batalha jurídica para reassumir uma Prefeitura que ainda não conseguiu apresentar um bom andamento administrativo e político.

Apoio popular

A lentidão administrativa do atual governo municipal, que após quatro meses de gestão empossada com grande alarde não consegue ir além das obras básicas de limpeza das vias e apresentar projetos aos quais ainda falta garantia de verba, cai em descrédito junto à população. Das obras esperadas que costumeiramente marcam o aniversário da Capital sul-mato-grossense, apenas uma delas é de responsabilidade da atual administração; o recapeamento da Avenida Guaicurus.

Este imobilismo, associado às constantes denúncias de inchaço da máquina pública, à manutenção de um corpo de secretários reaproveitados do antigo governo municipal de Nelsinho Trad, e à maneira como foi conduzida a cassação do ex-prefeito Alcides Bernal, fazem crescer na população a certeza de que o propalado golpe foi além da suposição. Também as sindicâncias abertas pelo ex-prefeito para apurar desvios de conduta principalmente na saúde pública, pesam para o descrédito.

A incerteza em relação à manutenção da equipe de governo em função das investigações feitas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que corre em sigilo,   foram entregues ao Tribunal de Justiça, e apuram empréstimos que teriam sido utilizados para a compra de vereador , feitos com agiotas por pessoas ligadas ao atual prefeito, Gilmar Olarte estão minando a confiança na administração municipal.

Fica cada dia mais evidente que Bernal, mais uma vez, além dos votos que possui, arregimenta todos os que representam o protesto contra o atual modelo de gestão estadual e da administração da Capital. Ruim para Simone Tebet que representa este segmento

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias