Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
MULHER GOV MS
Política

Lula diz que é contra aborto, mas reforça direito da mulher ter acesso

Pessoalmente, o petista disse ser contra, mas "como chefe de Estado" ele acredita se tratar de uma questão de saúde pública e um direito da mulher

11 setembro 2021 - 12h34Por Nathalia Pelzl

O ex-presidente Lula (PT) afirmou ter duas posições quando se trata de aborto. 

As declarações foram dadas durante entrevista ao podcast Mano a Mano, do rapper Mano Brown. 

Pessoalmente, o petista disse ser contra, mas "como chefe de Estado" ele acredita se tratar de uma questão de saúde pública e um direito da mulher. 

Enfático, o ex-presidente falou que quando se está governando um país a opinião individual não deveria importar. 

"Sou católico como ser humano, mas quando você vira chefe de Estado tem que ser todas as religiões. Você não tem que ter preferência enquanto chefe de Estado. É como o aborto", afirmou. 

"Não tenho vergonha de dizer que eu, Lula, pai de 5 filhos, sou contra o aborto. Mas, enquanto chefe de Estado, tenho que tratar o assunto como saúde pública", explicou.

Para ele, o assunto "é um direito da mulher" e, por isso, é preciso garantir o acesso, a segurança e a dignidade pelo sistema de saúde no Brasil. 

A interrupção da gravidez no Brasil é permitida apenas em casos específicos, como risco à saúde da mãe, em casos de feto com problemas no desenvolvimento do crânio ou cérebro, ou quando a gestação é fruto de um abuso sexual. 

Recentemente, a Argentina e o México descriminalizaram o ato e tratam a questão em termos de saúde pública. 

Lula disse que a maior inserção das mulheres na política é algo positivo, mas ressaltou o trabalho a ser feito. 

"A coisa está avançando, mas ainda é difícil mexer com a cultura. Qual era a cultura? Posso falar porque tenho mais idade, a minha cultura antes do PT e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) era a machista, de peão de fábrica", lembrou. 

Segundo o ex-presidente, a filiação fez com que ele e a então esposa, Marisa Letícia, aprendessem sobre outros temas. "A formação política faz as pessoas crescerem", disse.