Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Lula vai assumir Casa Civil, anuncia líder do PT na Câmara

16 março 2016 - 10h48Por Diana Christie

O líder do PT na Câmara Federal, o deputado Afonso Florence (BA) anunciou há pouco que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assumir a Casa Civil da Presidência da República. As informações são da Agência Brasil, que anunciou a substituição de Jaques Wagner.


A nomeação acontece em momento polêmico, já que o petista foi citado como participante de diversos esquemas de corrupção pelo senador Delcídio do Amaral em delação premiada homologada ontem (15) pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo o delator, Lula foi o responsável por marcar uma conversa entre Delcídio e o filho de Nestor Cerveró, Bernardo, que acabou culminando na prisão dele no âmbito da Lava Jato. 

O MPF (Ministério Público Federal) também investiga possível participação de Lula nas decisões de beneficiamento de partidos da base aliada. Ele teria recebido cerca de R$ 20 milhões em doações para o Instituto Lula e cerca de R$ 10 milhões em palestras de empresas que também financiaram benfeitorias de um sítio em Atibaia e de um triplex no Guarujá.

Conforme informações da Agência Brasil, as empresas Camargo Corrêa, Odebrecht, UTC, OAS, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez, sozinhas, pagaram 60% de todas as doações para o Instituto Lula e 47% dos valores das palestras para Lula entre 2011 e 2014.