Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Política

Marquinhos lidera ranking de prefeitos que mais cumpriram promessas de campanha

Levantamento é nacional e destacou o chefe do Executivo de Campo Grande

02 janeiro 2020 - 07h26Por Vinícius Squinelo

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) está perto de cumprir todos os compromissos assumidos durante a campanha para a Prefeitura de Campo Grande. Ele lidera um estudo feito pelo G1 nacional, que lista as promessas e a realização desde o início do mandato.

Neste último ano, Marquinhos e Bruno Covas (prefeito de São Paulo) foram os que mais cumpriram compromissos feitos na campanha, empatados com 11. Todavia, Marquinhos está à frente do prefeito de São Paulo quando comparado o número total dos três anos.

 Segundo levantamento, o prefeito de Campo Grande cumpriu 32 das 45 promessas,  chegando a 71,1%, e o prefeito de São Paulo apenas 30 das 80, totalizando 37,5%.

Marquinhos está entre os primeiros quando contados todos os três anos, ficando em segundo lugar, perdendo apenas para o prefeito de Porto Alegre,  Nelson Marchezan, com um número bem menor de compromissos.  No último ano, o prefeito de Porto Alegre cumpriu três compromissos dos 16 feitos durante a campanha, totalizando 12 na somatória dos três anos (75%).

O resultado leva em conta uma avaliação feita pelo G1, que poderia ter resultado ainda melhor, levando Marquinhos ao primeiro lugar, se incluísse outros dois compromissos que ficaram como não cumpridos e já estão em andamento: revitalização do antigo terminal rodoviário de Campo Grande e a Nota Fiscal Morena.

Na segunda-feira (30), o prefeito assinou convênio de R$ 15,6 milhões para revitalização da antiga rodoviária e, via decreto, oficializou a Nota Fiscal Morena. Levando em conta os dois compromissos cumpridos, o prefeito de Campo Grande chegaria a 75,5%, contra 75% do prefeito de Porto Alegre.

Outras promessas listadas como não cumpridas também estão em andamento. É o caso, por exemplo, do Programa Campo Grande Solar, que já foi encaminhado à Câmara de Campo Grande e aguarda aprovação dos vereadores.

 O G1 também lista como não cumprido o compromisso de realizar concurso público para a Secretaria de Educação. Marquinhos ainda não realizou concurso porque prorrogou a validade do que já estava em andamento e até o momento já convocou 1300 concursados. 

Outros compromissos citados como não cumpridos já estão em fase de estudo para devida implantação: Plano de cargos e carreiras para área da saúde e o Distrito Industrial. Os dois projetos já estão em fase de planejamento.