O prefeito Marquinhos Trad (PSD) quer intensificar as ações de monitoramento, proteção e prevenção do meio ambiente.
“Vamos trabalhar nas mais diversas áreas para proteção do meio ambiente. Desde a preservação das nascentes, passando por patrulhas da Guarda Civil Metropolitana, até o videomonitoramento em pontos críticos de descarte irregular”, explicou Marquinhos.
Segundo assessoria, uma das propostas para os próximos quatro anos de gestão é ampliar a atuação do Programa Manancial Vivo, visando atender todas as Áreas de Proteção Ambiental (APA) de gestão municipal.
Além disso, as ações da Patrulha Ambiental da Guarda Civil Metropolitana serão ampliadas e será implantado videomonitoramento em pelo menos 10 pontos críticos de descarte irregular de resíduos.
Com monitoramento e medidas de prevenção, a gestão vai melhorar em 30% a média do Índice de Qualidade da Água (IQA) dos córregos urbanos e demais metas do programa "Córrego Limpo, Cidade Viva".
O projeto de Marquinhos para os próximos anos também prevê a elaboração do plano de geração de energia elétrica solar para alimentar a iluminação pública, criação do Programa de Educação Ambiental, com ações itinerantes e estratégicas, e a criação de incentivos para geração de energia limpa.