A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

05/11/2015 12:38

A+ A-

Ministro pede paz e retirada do exército em terras indígenas em MS

Dois meses após visita a Mato Grosso do Sul para tentar mediar e solucionar o conflito entre indígenas e produtores rurais, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniu-se na quarta-feira (4) com representantes indígenas e produtores rurais para propor solução de consenso em alguns locais.


Durante a reunião, ele citou cinco áreas, Cachoeirinha, localizada no município Miranda, onde vivem os indígenas Terena, Arroio Korá, no município de Paranhos, e Ñanderu Marangatu, no município Antônio João, áreas com a presença da etnia Guarani Kaiowá, na Potrero Guaçu, também no município de Paranhos, área dos Guarani Ñandeva e Guyraroka, no município Caarapó, para justificar a conversa.


Segundo o governo federal, a AGU (Advocacia-Geral da União) vai avaliar os processos judiciais e a titulação dessas áreas visando encontrar uma solução imediata que evite a judicialização.


O ministro também propôs um pacto de paz na região para que não seja mais necessária a presença do Exército em Antônio João, onde em agosto, o clima ficou tenso após a morte do líder indígena Semião Fernandes Vilhalva.


Indígenas e produtores rurais concordaram com a proposta, segundo o governo, o Exército ficará na área de conflito até o dia 15 de novembro.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias