Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

Ministro Queiroga vai palestrar em Portugal sobre combate à pandemia

Ministro responsabilizado em relatório final da CPI da Covid vai conceder palestra sobre combate à pandemia em Lisboa nesta terça-feira (26)

25 outubro 2021 - 12h40Por Rayani Santa Cruz

O convite da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para dar uma palestra em um evento da instituição, nesta terça-feira (26), gerou repercussão na imprensa e na comunidade acadêmica portuguesa. As informações são do Correio Braziliense

O chefe da pasta vai abordar o tema: “O combate do Brasil à Covid-19”.

Segundo o site, mesmo com o nome de Queiroga entre o rol de propostas de indiciamento da CPI da covid-19 por prevaricação e crime de epidemia, alguns dos veículos de imprensa mais importantes de Portugal noticiaram o fato e a ironia do tema escolhido.

O site de notícias da rádio TSF, por exemplo, escreveu: “Ministro brasileiro acusado de crimes na pandemia será orador na Universidade de Lisboa”.

Além das acusações na CPI da Covid, Queiroga, que é médico, vem fazendo discursos na contramão do que é defendido pela comunidade acadêmica em todo o mundo, como desobrigatoriedade do uso de máscaras e até da vacinação, além de ter sugerido o uso de substâncias ineficazes no tratamento da covid em evento da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Diante da polêmica em chamar um ministro investigado por prevaricação e por crime de epidemia, a FMUL emitiu um comunicado em sua página oficial na internet, no qual o diretor Fausto Pinto justifica o convite. Segundo o professor, Queiroga foi chamado no âmbito acadêmico e por ser "um médico cardiologista, ministro da Saúde dum país amigo". Pinto ressalta ainda que a escolha de palestrar sobre o combate à pandemia foi do próprio ministro.

Como estará na capital de Portugal nesta semana para participar do evento, o chefe da pasta da Saúde não terá agenda em Brasília. Queiroga irá aproveitar a viagem para a Europa e também vai passar pelas cidades de Oxford, Cambridge e Londres, no Reino Unido, para visitar institutos de pesquisa e participar de reuniões.