Menu
terça, 18 de janeiro de 2022 Campo Grande/MS
Política

MPF/MS promove evento no Dia Internacional Contra a Corrupção

07 dezembro 2015 - 17h14Por Assessoria

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul (MPF/MS) promove na próxima quarta (9), evento público para marcar o Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado nesta data. Será divulgada pesquisa nacional, realizada pelo MPF em 5.568 municípios e 27 estados, no período de 8/9/2015 a 9/10/2015, que avaliou os sites na internet em que constam informações de governos estaduais e municipais, conhecidos como Sites da Transparência.


A pesquisa revelou que, no período avaliado, o Site da Transparência do governo estadual de MS era o pior do país. Já o site da Prefeitura de Campo Grande (MS) estava empatado em 23º lugar com Aracaju (SE), à frente apenas de Macapá (AP), Manaus (AM) e Palmas (TO). Para o coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/MS, procurador da República Marcel Brugnera, “a pesquisa realizada demonstra que os gestores públicos do estado não observam as leis de transparência, dificultando a salutar fiscalização que deve ser realizada pela população".


Combate à corrupção
A atuação do Ministério Público Federal no combate à corrupção será abordada no evento, com a divulgação de estatísticas nacionais e referentes a Mato Grosso do Sul, como a informação de que há 526 inquéritos civis públicos sobre o tema no estado.


Em Mato Grosso do Sul, o Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) tem atuado em várias frentes para proteger o patrimônio público e o interesse coletivo. No ano de 2015, das dezenas de ações ajuizadas, três ações merecem destaque.