Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

Nas alianças partidárias, uns ganharam muito e outros disputam quase solitários

PSDB é o partido que mais reteve apoiadores, enquanto outras legendas concorrem com um ou nenhum parceiro

13 agosto 2022 - 18h10Por Rayani Santa Cruz

Nas alianças partidárias realizadas em Mato Grosso do Sul, o PSDB foi a legenda que mais angariou apoiadores e soma cinco aliados para concorrer as eleições. As outras siglas concorrem com um aliado, ou em forma de federação. Ao todo, são oito postulantes ao Governo do Estado.

No decorrer das articulações políticas antes da oficialização dos candidatos, algumas legendas perderam aliados, ao passo que outras ganharam.

O ninho tucano lançou Eduardo Riedel na disputa para o Governo, e está federado com o Cidadania. Além disso, conquistou alianças com o Progressistas, PL, Republicanos, PSB e, por último, o PDT, quando o governador Reinaldo Azambuja prometeu dar palanque ao candidato a presidente Ciro Gomes caso venha a MS.

Já o PSD, do candidato Marquinhos Trad, conquistou apenas o apoio do Patriotas. Inicialmente, Trad esperava fazer parceria com o PSB, mas a aliança não foi adiante e a legenda se manteve com Riedel.

O cenário para Marquinhos, inclusive, é bem diferente de 2020, quando disputou a reeleição a prefeito de Campo Grande. Na ocasião, ele angariou praticamente todas as legendas do MS, até nomes que hoje estão em lados opostos.

O MDB de André Puccinelli conseguiu aliançar com o Solidariedade, presidido pelo vereador Papy, com o PTB, de Delcídio do Amaral, e com o DC.

O União Brasil, de Rose Modesto, fechou somente com o Podemos, após romper com o Avante, que pretendia lançar Sergio Harfouche na chapa como candidato ao Senado.

Por sua vez, o PRTB, que lança Capitão Contar a governador, coligou o Avante, mas ao final, Sergio Harfouche desistiu do Senado e agora disputa como deputado federal. Os partidos disseram que as ideologias conservadoras e de defesa nas pautas de direita foram fundamentais para consolidar a união. 

O PT está federado com o PV e o PCdoB, e juntos apoiam a candidata Giselle Marques e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

O Psol está federado com o Rede, e concorre com Adonis Marcos. O nanico PCO divulgou à imprensa que o indígena Magno de Souza está sozinho na disputa.