Senador Nelsinho Trad (PSD) cobrou rigor na apuração de casos em que pessoas morreram e ou tiveram problemas de saúde devido ao consumo de bebidas destiladas adulteradas com metanol.
Segundo a divulgação do parlamentar, a cobrança do parlamentar de MS se deu na Tribuna do Senado, nesta quarta-feira (9).
''Nós estamos vivendo num momento, numa época, em que notícias de diferentes estados estão mostrando pessoas morrendo por intoxicação por metanol, que, de uma forma criminosa, está sendo diluído nas bebidas alcoólicas. […] Isso precisa ser esclarecido, precisa ser elucidado'', afirmou, dirigindo-se às autoridades de saúde e segurança pública.
Trad, que é médico, reforçou a gravidade dos sintomas: ''pode levar ao coma, ao óbito, começa com uma visão turva, uma confusão mental, dores abdominais, normalmente seis horas depois da ingestão da bebida''.
Ainda segundo divulgado, o senador ressaltou a importância do atendimento médico imediato e lembrou que a intervenção precoce pode salvar vidas.
Inquérito
A cobrança por rigor ocorre enquanto a Polícia Federal investiga as mortes — só em São Paulo, segundo o Ministério da Saúde, são dez casos registrados e três mortes confirmadas; com risco identificado em outros estados.
''Esse alerta da tribuna do Senado […] é para demonstrarmos que essa Casa vai estar atenta a essa fiscalização para que a gente possa descobrir os culpados e punir no rigor da lei. Isso é inadmissível'', desabafou.









