Projeto que visa blindar congressistas de processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal, conhecido como ''PEC da Blindagem'' foi duramente criticado pelo senador Nelsinho Trad (PSD).
O parlamentar de MS refletiu, primeiramente, que a PEC tem – obrigatoriamente - de passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Ele entende que a proposta vem sendo acelerada na Câmara dos Deputados.
''Porque é a Comissão que vai dar caráter legal, constitucional da referida matéria'', observou Trad.
Nelsinho citou o termo ''blindagem'' foi dado justamente porque contém muitos artifícios usados que inibem a transparência e geram desconfiança no processo político.
''Faz com que aquele que a apoia queira se proteger. Não acho isso certo, por isso me posiciono contra a PEC da Blindagem'', disparou o parlamentar.
Pressão
O Congresso Nacional tem sido pressionado por ministros do STF a derrubar a PEC. Alas da direita consideram essa articulação do Supremo como uma ameaça, já que a Corte não quer perder o poder de perseguir bolsonaristas. Já o centrão pegou carona no apelo e aflição da direita e parte da esquerda defende a proposta de emenda.
Foram os votos do deputados do Partido dos Trabalhadores que ajudaram a ressuscitar o voto secreto de deputados, algo derrubado no dia anterior à aprovação.









