A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

15/10/2019 14:34

A+ A-

No Dia dos Professores, deputado celebra conquistas para educação

Ele é autor da lei da meia-entrada cultural, do Estatuto do Estudante e outros projetos

Em homenagem ao Dia dos Professores, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB) realizou, nesta terça-feira (15), um balanço das ações voltadas para a educação que foram aprovadas na Assembleia Legislativa.

Ele é o autor da lei que criou a Política de Prevenção à Violência Contra os Professores, que desenvolve atividades nas instituições de ensino para estimular diálogo entre escolas e comunidades sobre agressões aos professores, além de implementar medidas protetivas e cautelares aos profissionais sob ameaça.

Criou também o Estatuto do Estudante (Lei nº 3.646/2009), destinado a regular as relações entre escolas e alunos da rede pública estadual, garantindo o acesso à segurança em regiões de alto índice de criminalidade.

Uma conquista importante foi a criação dos Centros Avançados de Estudos para Capacitação de Educadores das Redes Pública e Privada de Ensino (CEFOR). Por meio da Lei nº 4.770/2015, o Mato Grosso do Sul pode criar os centros para capacitar profissionais da educação para inserção escolar de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A meia-entrada cultural (Lei Municipal nº 4.341/2005), que antes beneficiava somente estudantes, assegurou também aos professores e especialistas em educação o pagamento de 50% do valor cobrado para ingresso em espetáculos de lazer, entretenimento e difusão cultural.

Por fim, Rinaldo citou o projeto Robótica nas Escolas, onde ele distribui emendas parlamentares para aquisição de kits educacionais de robótica, que aumentam o interesse por disciplinas como matemática e física, diminuindo a evasão escolar e estimulando o desenvolvimento cognitivo.

“O entendimento é que a educação deve ser vista de forma especial, então nossas ações buscam beneficiar professores e profissionais da educação de diversas formas, seja garantindo qualificação profissional como também acesso à cultura, por exemplo”, finaliza o deputado.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias