A socióloga Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, noiva do ex-presidente e pré-candidato à presidência do Brasil em 2022, Lula (PT), tem tido presença na campanha do noivo que vai além do rótulo de companheira do petista.
De acordo com o site Metrópoles, Janja lidera as articulações do PT, quanto às alianças com movimentos das mulheres, artistas e ambientalistas, sendo esse último um assunto novo para as discussões do PT, quando envolvem direitos aos animais.
Em outubro de 2021, ela esteve presente na criação de um setorial do partido para tratar exclusivamente do tópico sobre o tema.
Na ocasião, o partido divulgou um manifesto e elegeu o lema “Pela vida das pessoas e de todos os animais”, que engloba a elaboração de uma política nacional para uma “interação justa e saudável entre animais humanos e não humanos”.
Na última semana, o casal se reuniu com ONGs e influenciadores digitais do ramo, como Luisa Mell e Bela Gil, para receberem sugestões a serem incorporadas ao programa de Lula.
Entre essas sugestões, estão projetos de lei que já tramitam no Congresso e versam sobre a criação de um sistema de proteção e defesa de bem-estar animal, além de um SUS (Sistema Único de Saúde) e um Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para animais.
“Janja não se considera uma ativista, mas ela demonstrou total sensibilidade com o assunto”, defendeu Vanessa Negrini, coordenadora do setorial no PT.