A+ A-

sábado, 20 de abril de 2024

sábado, 20 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

23/11/2015 15:21

A+ A-

Olarte quer cópia de mensagens de celular antes de descarte do Gaeco

O prefeito afastado Gilmar Antunes Olarte (PP por liminar) solicitou ao TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) uma cópia de todas as mensagens encontradas durante a perícia de seu aparelho celular, apreendido durante as investigações da Operação Coffee Break.


O objetivo é resgatar todo o conteúdo antes do descarte do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que deve inutilizar 90% do material recolhido, conforme determinação do desembargador Luiz Claudio Bonassini da Silva.


“Antes de determinar qualquer medida quanto à inutilização de partes dos dados ou da perícia, seja franqueado ao requerente o acesso a essas informações, após o que poderá se manifestar sobre sua inutilização, do que não interessar à defesa ou à instrução processual”, diz a manifestação assinada pelos advogados Jail Azambuja e João Carlos Veiga.


O objetivo do descarte seria evitar o vazamento de informações pessoais e conversas particulares dos parlamentares que tiveram os celulares apreendidos. Os relatórios elaborados pelo MPE (Ministério Público Estadual) e anexados ao processo judicial apontam que a perícia extraiu mais de 400 mil páginas dos aplicativos de mensagem instantânea.

“O artigo 9º, da Lei nº 9.296/96, que trata da interceptação telefônica, determina que a gravação que não interessar à prova seja inutilizada por determinação judicial, a pedido do Ministério Público, através de incidente de inutilização. De tal forma, determino seja aberto vista ao Ministério Público para, em cinco dias, manifestar-se acerca da questão”, explica Bonassini.

O vereador Airton Saraiva (DEM) também entrou com um pedido de “espelhamento do conteúdo do laudo pericial”, para obter o conteúdo referente às suas mensagens. No documento assinado pelo advogado Valdir Custódio da Silva, o democrata explica que recebeu a cópia do Procedimento de Investigação Criminal sem as páginas referentes ao laudo.

“O conteúdo de todo o material obtido da verificação do aparelho de celular do investigado, foi gravado em mídia e, por conta do sigilo investigativo e preservação da intimidade do investigado, foi remetido diretamente a Vossa Excelência [Desembargador], não integrando o corpo do Laudo Pericial, o qual se limitou em consignar que, do aparelho do investigado, foram produzidas 492 páginas, em formato PDF”, esclarece.

Os vereadores ganharam o direito de acessar o conteúdo das mensagens, após decisão do desembargador Bonassini que acatou um pedido de Otávio Trad (PT do B). “Como corolário do princípio da ampla defesa, o investigado tem direito ao conhecimento de todos os dados extraídos do referido aparelho, de forma que fica deferido o pedido de extração de cópia integral do conteúdo do mesmo, trazido aos autos através da perícia determinada”, concluiu.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024