Um dia após o secretário de Segurança Pública, Valério Azambuja, ir à Câmara Municipal para prestar esclarecimentos sobre a Guarda Municipal, os vereadores deverão convocar a diretora-presidente da Agetran, Beth Félix, para falar sobre os 79 guardas municipais que foram cedido e que estão aplicando multas na Capital.
Segundo o vereador Otávio Trad, do PT do B, Valério explicou que estes guardas estão cedido à Agetran e que as atribuições sobre as multas cabe apenas a Beth Félix comentar sobre o caso. "Embora discordamos sobre alguns pontos sobre esse assunto, nós vamos convidar na semana que vem, de forma consensual para que ela possa ir à Câmara Municipal e nos dizer sobre a capacitação destes guardas", declarou o parlamentar.
Conforme Otávio, os vereadores querem saber se estes guardas estão preparados ou se estão 'pegando pesado' sobre a aplicação de multas. "Nós tivemos um avanço muito grande nas multas e precisamos saber se eles estão preparados, se estão pegando pesado com relação a rigidez ou se estão apenas cumprindo recomendações".
O vereador Chiquinho Telles, do PSD, defende uma nova convocação de todos os secretários, para uma audiência pública, inclusive, do Governo do Estado, para prestar esclarecimentos sobre a competência da Guarda Municipal.
"Já que eles estão jogando a responsabilidade de um para o outro, com relação a capacitação destes guardas municipais, vamos trazer todos eles aqui para gente conversar. Vou propor isso para que sejam convocados a Beth Félix, da Agetran; o Valério Azambuja, da Segurança; além do secretário de estadual de Segurança Pública, Silvio Maluf para a gente entender sobre essa competência. Vamos convidar o Detran que parece que estes guardas foram capacitados por lá", finalizou.
O vereador Paulo Pedra junto com Chiquinho Telles chegaram a denunciar diversos casos de abusos envolvendo os guardas municipais. "Estão até multando em faixa branca e em estacionamentos privados", disparou Pedra na última terça-feira (3), na Câmara Municipal.
Até o momento, os vereadores informaram que Beth Félix já comunicou que deverá rever todas as multas que foram aplicadas. Porém, Azambuja durante a reunião não soube precisar quanto os guardas municipais aplicaram em multas desde que começaram a cuidar do trânsito de Campo Grande. Durante a criação da Secretaria Municipal do Segurança Pública, a competência sobre o trânsito da cidade foi retirado da Guarda Municipal.