Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Para vereadores, desdobramento da Lama Asfáltica afeta diretamente PMDB

21 maio 2016 - 18h05Por Rodson Willyams

As  investigações realizadas pela Receita Federal, Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, durante a segunda fase da Operação Lama Asfáltica - Fazenda de Lamas, aponta a ligação direta entre os investigados presos e o ex-governador André Puccinelli, do PMDB. Para vereadores de Campo Grande, a ligação dos envolvidos com a principal liderança peemedebista deve refletir diretamente no partido nas eleições de 2016.

Para o vereador Alex do PT, os desdobramentos da investigação acabaram se transformando em fatos políticos. "Não sei qual seria o plano do PMDB para essas eleições, mas seja qual for, o partido será afetado. Por exemplo, a possível candidatura do André Puccinelli está totalmente descartada, caso ele quisesse disputar a prefeitura. Isso já é certo".

O petista ainda afirmou que a política regional vive uma verdadeira 'podridão'. "Diante destas situação em que vivemos, é vergonhoso ver tudo isso acontecendo aqui, é uma podridão. E se as investigações forem mais afundo, as coisas ficarão ainda mais estarrecedoras do que já estão. Eu posso dizer que será impróprio para menores". E ainda emendou: "falam do PT, mas ninguém aqui tem moral para falar do PT aqui também", disparou.

Outra a comentar  foi a vereador Luiza Ribeiro, do PPS. Para ela, as investigações repercutem diretamente no PMDB. "Assim como a saída da presidente Dilma Rousseff repercute dentro do PT, a Lama Asfáltica repercute diretamente dentro do PMDB. As investigações apontam que o esquema de corrupção foi liderado pelo ex-governador André Puccinelli, pelo ex-prefeito Nelson Trad e pelo próprio PMDB. São essas as principais lideranças do esquema deste esquema de corrupção".

E ainda continou: "o Puccinelli aquele dia que a Polícia Federal foi lá, ele não foi levado preso, porque naquele momento, ele deve ter falado que iria com as próprias pernas. Mas hoje, as investigações já revelam todo o esquema montando pelo PMDB dentro da prefeitura e no Governo do Estado. É lamentável a gente enxergar tudo isso e ter esse dissabor. Mas a Justiça tem feito o seu trabalho por meio da Lama Asfáltica.

PMDB

A reportagem procurou ouvir os vereadores do PMDB,  mas alguns preferiram não comentar o assunto. No entanto, para o ex-presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar, disse não ter informações sobre a investigação e o que sabe é só o que é divulgado por meio da imprensa.

"Estou acompanhando pela imprensa os desdobramentos desta investigação. Pelo que eu vejo, os próprios advogados estão relatando que estão tendo dificuldades em ter acesso ao processo. E por não saber ao certo do que se trata as investigações, fica difícil comentar qualquer coisa", comentou.

Porém, Mario Cesar afirmou que todas as questões devem ser esclarecida pela Justiça. "Acho importante que a Justiça esclareça a toda a população de maneira real todos os acontecimentos". O vereador ainda afirmou que o partido não fez nenhuma recomendação aos seus parlamentares, sobre como proceder aos comentar sobre as investigações.

A vereadora Carla Stephanini se limitou apenas em dizer que não poderia se antecipar aos fatos. "Vamos aguardar os desdobramentos destas situações".

Sem interferência

De forma unânime, para os parlamentares o fato do presidente interino Michel Temer ter assumido a presidência da República, os vereadores não acreditam que possa vir até qualquer interferência presidencial sobre as investigações no Estado. Temer e André Puccinelli teriam um laço forte de amizade e constantemente, são fotografados juntos em Brasília.

"Pelo que estamos vendo pelo próprio discurso do presidente, não haverá nenhuma interferência e sim a transferência de todos os atos e a garantia da segurança jurídica em todas as situações. Não vejo que haverá essa possibilidade", finalizou Mario Cesar.