Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
PREFEITURA CAMPO GRANDE MARÇO 2024 3
Política

Parlamentares de MS são citados como políticos mais influentes no Congresso

Dois senadores e dois deputados federais entram no rol dos políticos em ascensão no país

09 junho 2019 - 14h06Por Dany Nascimento

Políticos de Mato Grosso do Sul aparecem na lista dos 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso Nacional. O estudo foi elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e divulgado no site Correi Brasiliense. Na lista, foram citados os deputados Fábio Trad (PSD) e senadora Simone Tebet (MDB).

Já na lista dos 50 deputados em ascensão, entram em destaque os nomes de Beto Pereira (PSDB) e Nelsinho Trad Trad (PSD). De acordo com o Correio Brasiliense, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.

Diante disso, foram realizadas entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. Foram levados em consideração ainda, resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

Na escolha dos nomes de deputados, foram considerados aqueles que recebem missões partidárias e buscam abrir canais de interlocução, criando espaços próprios.