Pesquisa PoderData, indica que caiu o número de pessoas que enxergam Jair Bolsonaro (PL) como principal culpado pela situação pandêmica no Brasil. A queda em seis meses foi de 14 pontos percentuais, diz os dados.
O colunista Augusto Tenório do site JC.NE do UOL, diz que os números apresentados pelo levantamento indicam que 37% da população culpa o presidente pela crise pandêmica. Em julho de 2021, o número era 51%, o que indica uma queda de 14%. A sondagem também mostra que Bolsonaro perdeu quase metade do eleitorado.
A mais recente pesquisa, que entrevistou o público entre os dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, indica os outros culpados pela situação da pandemia no Brasil Para 27%, o principal culpado é o grupo de pessoas que não respeitam regras.
Em terceiro lugar no ranking de culpa imputada pelo público estão os governadores (15%), os prefeitos 9% e o Ministério da Saúde (7%), comandado por Marcelo Queiroga.