Petistas de Mato Grosso do Sul estão em Brasília. Deputados eleitos como Vander Loubet, Camila Jara e a ex-candidata a governadora Giselle Marques caminham ao lado de correligionários, e ontem (11) assistiram ao discurso do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.
Apesar dos críticos indicarem que Lula foi mal no discurso e espantou o mercado, ao falar que a priori seria o combate a fome, a advogada Giselle Marques afirma que o clima em Brasília é de normalidade e que a transição está acontecendo.
Marques está em Brasília participando de forma efetiva das atividades de preparação para o novo Governo Federal. “O clima aqui em Brasília é muito positivo e a transição está acontecendo dentro normalidade dos tramites”.
Giselle comenta sobre o polêmico discurso que não foi bem aceito pelo mercado financeiro e, que teria sido responsável pela subida do dólar.
“Lula só falou a verdade, que a prioridade não devem ser as metas fiscais, mas sim, a meta de acabar com a fome, com isso, deixou claro que o investimento nas pautas sociais será o seu compromisso, invertendo a lógica de governos em que o capital vale mais do que a vida das pessoas”, descreveu Giselle.
Ela também destacou que a eleição foi recente, e que nesse momento é importante que Lula deixe claro o seu propósito. Giselle confia que Lula fará um governo de coalizão com o Legislativo Federal.
“Lula sempre soube construir a governabilidade e isso vai acontecer também nessa terceira gestão”.
Questionada sobre a composição dos Ministérios e cargos federais, Giselle declarou que ainda é cedo para falar sobre isso.
“Nesse momento estamos preocupados em compor os grupos temáticos para realizar o diagnóstico da situação atual para garantir a continuidade dos serviços públicos durante o período da transição”.
Nesse sentido, estão sendo nomeados quadros técnicos com bastante experiência no serviço público federal. “É o caso da Cida Gonçalves, de Campo Grande-MS, nomeada na equipe de transição pelo Geraldo Alkimin, que vai nos representar em relação às políticas públicas para as mulheres”.
Cida foi Secretária Nacional no Governo Dilma, e uma das responsáveis por trazer a Casa da Mulher Brasileira para Mato Grosso do Sul.
“Devemos ter também representantes de diversos partidos do MS em espaços importantes no Governo Lula, pois estamos construindo um governo amplo”, disse Giselle.