Menu
segunda, 25 de outubro de 2021 Campo Grande/MS
Política

Prefeito de MS nomeia esposa sem qualificação e é alvo de investigação

Ministério Público cobra a imediata exoneração da mulher, considerada inapta para o cargo

25 setembro 2021 - 15h39Por Vinícius Squinelo

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul abriu inquérito civil para investigar o prefeito de Laguna Carapã Ademar Dalbosco. Ele é acusado pela instituição de nomear a própria esposa para ocupar cargo no município mesmo sem a qualificação adequada.

Segundo o promotor de Justiça Ricardo Rotunno, que encabeça a investigação, Ademar, logo após assumir o cargo este ano, imediatamente nomeou a esposa, Ivanir Munaro Dalbosco, como secretária Municipal de Assistência Social. 

Conforme diligências iniciais, o promotor constatou que Ivanir não possui qualificação técnica para estar à frente da pasta. Por exemplo, não tem nenhuma atuação formal na área de assistência social. 

Inclusive, só após o início das investigações Ivanir se matriculou em um curso de pós-graduação sobre o Sistema Único de Assistência Social, em março deste ano, e que se encerra apenas em setembro de 2022.

Para o promotor, é ‘evidente que, no ato de sua nomeação, a escolha se deu em virtude do grau de parentesco com o Prefeito Municipal.

A 16ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados então recomendou que o prefeito ‘Proceda à imediata exoneração de sua esposa’. Também abriu inquérito civil sobre a nomeação em documento que será publicado em diário oficial do MP de segunda-feira (27).