Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
RESULTADO GESTÃO MS
Política

Presidente paraguaio escapa de impeachment anulando acordo com Bolsonaro

Mário Benitez tinha feito acordo secreto acerca de compra de energia da Itaipu que prejudicaria paraguaios

01 agosto 2019 - 14h00Por Celso Bejarano, de Brasília

Sob forte ataque da oposição por ter firmado um acordo secreto envolvendo os governos brasileiro e paraguaio, acerca da usina binacional Itaipu (construída pelos dois países), o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benitez, pode ter escapado de um processo de impeachment na manhã desta quinta-feira (1). É que o tratado que causou a crise política entre os paraguaios foi desfeito. O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o destrato foi concordado por seu governo.

O negócio consistia na compra de energia. Pelo pacto, segundo os paraguaios, o país vizinho, pela captação da energia, teria um gasto elevado em ao menos US$ 200 milhões anuais.

Políticos paraguaios já tinham combinado a apresentarem hoje o pedido de impeachment do presidente. Com a anulação do acordo que havia sido firmado em maio passado, Benitez se safa.

Assim que o tratado - que tinha sido assinado sem que os parlamentares paraguaios soubessem - fora suspenso, o presidente paraguaio fez um discurso:

"Disse que não vou tolerar a corrupção, não importa o dia, por causa da proximidade de meus colegas e amigos de luta, isso não nos dá o direito de ter má conduta na administração de coisas públicas. Não só atos de corrupção, mas também erros. É por isso que ordenei que aqueles que participaram do processo, talvez sem má vontade, sejam removidos do cargo". No caso, a fala do presidente deixa a entender que foi um erro firmar pacto com o governo brasileiro sem consultas.

De acordo com o jornal paraguaio ABC Color, o presidente fez um discurso de 20 minutos, sem autorizar perguntas dos jornalistas, e agradeu os parlamentares que teriam “salvado” seu mandato.

A hidrelétrica de Itaipu é binacional localizada no Rio Paraná, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Foi construída pelos dois países entre os anos de 1975 a 1982, Itaipu é, hoje, a maior usina geradora de energia do mundo.