Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Projeto de Lei de Capitão Contar para garantir o acesso à informação do cidadão é aprovado

Proposta tem objetivo incluir procedimentos mais objetivos e ágeis para garantir o direito de acesso à informação

18 maio 2022 - 10h15Por Rayani Santa Cruz

Projeto de lei que 212/2020 do deputado Capitão Contar (PRTB), que garante o acesso à informação do cidadão foi aprovado em primeira discussão nessa terça-feira (17) por 18 votos favoráveis e nenhum contrário.

A proposta com emenda substitutiva integral em agosto de 2021, teve pareceres favoráveis nas comissões de mérito.

O objetivo é incluir procedimentos mais objetivos e ágeis para garantir o direito de acesso à informação, facilitando e incentivando a participação da população na fiscalização do Poder Público.

“O cidadão quer transparência. Quando a administração pública tem como objetivo ser o mais transparente possível, a gente reduz e muito o risco de qualquer tipo de corrupção. Então, esse Projeto de Lei altera uma Lei já existente, aperfeiçoando o seu conteúdo os itens que deverão ter mais transparência”, afirmou Contar.

Para exemplificar, Capitão Contar destacou alguns itens adicionados na Lei existente. “Por exemplo, adicionamos a palavra convênio, que não tinha na legislação anterior. Também colocamos que estejam disponíveis nos portais, as notas de empenho das licitações. Incluímos também de encaminhar o requerente aos órgãos ou entidades competentes caso ele não seja fornecido à informação. Com essas singelas alterações elas foram um pouco desidratadas pela emenda, mas a gente continua aperfeiçoando à Lei em busca de uma transparência mais eficiente”, finalizou o deputado.

A proposta que foi aprovada em segunda discussão os pareces das comissões de mérito, agora vai para redação final por ter sofrido emendas.