A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

há 4 anos

A+ A-

Projeto prevê suspensão na cobrança de ICMS e IPVA para empresas em MS

Contar destaca que vários setores da economia de Mato Grosso do Sul têm sofrido os efeitos da paralisação

Projeto do deputado estadual Capitão Contar (PSL) prevê a suspensão da cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para empresas que estão fechadas em razão da pandemia do novo coronavírus.

Se for aprovada, a medida valerá enquanto vigorar o Decreto de Emergência nº 15.396, de 19 de março de 2020. Após o retorno das atividades, o imposto do período será dividido em parcelas iguais, sem a cobrança de juros e multas. A quantidade de parcelas não será inferior ao dobro do tempo em que a empresa ficou impedida de funcionar.

Contar destaca que vários setores da economia de Mato Grosso do Sul têm sofrido os efeitos da paralisação. Cita, entre outros, o segmento de eventos e turismo, que movimenta R$ 1,3 bilhão por ano, gerando cerca de 5.000 empregos diretos e indiretos no Estado.

Contar sugere também a criação de linhas de crédito para empresários, com juros de até 3% ao ano, para pagamento com prazo entre 18 a 60 meses. Os recursos serão destinados para a recuperação do capital do micro e pequeno empreendedor e manutenção dos funcionários.

Neste sentido, o projeto proíbe as empresas que receberam benefícios fiscais de demitirem, a não ser por justa causa. “É uma forma de a contrapartida ser oferecida de maneira correta e aquela empresa que romper o acordo poderá ter o benefício suspenso”, diz.

Por fim, o projeto prorroga, pelo prazo de 90 dias - contados a partir do término de vigência do decreto de emergência - o vencimento das parcelas do IPVA (Imposto de Propriedade de Veículos Automotores) de veículos registrados em nome de empresas.

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias