Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
TRANSPARÊNCIA GOV MS
Política

Projeto que oferece atividades de ginástica laboral para servidores é aprovado

O programa prevê 15 minutos, no mínimo, de ginástica laboral em órgãos públicos

09 dezembro 2019 - 17h37Por Diana Christie

Projeto de Lei que obriga o oferecimento de atividades de ginástica laboral diária para servidores efetivos ou comissionados, terceirizados e estagiários, em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

De autoria do senador Nelsinho Trad, o texto segue para decisão final, a menos que haja recurso para votação em Plenário, da Comissão de Constituição e Justiça.

O programa prevê 15 minutos, no mínimo, de ginástica laboral sob a orientação de profissionais de educação física. A adesão dos trabalhadores aos exercícios será facultativa, proibindo-se a aplicação de punição para aqueles que não quiserem participar.

Médico especialista em medicina do trabalho, Nelsinho destaca a importância de programas preventivos para redução de doenças provocadas pelo esforço repetitivo (LER), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (Dort) e, também, para prevenir contra outras doenças e manter o equilibro físico e mental.

“Com o sistema osteomuscular fortalecido, o colaborador tende a manter uma postura adequada, evita as lesões por esforços repetitivos e ainda adquire mais equilíbrio e preparo físico. Além disso, a ginástica laboral previne o sedentarismo e aumenta a consciência corporal, pois melhora a flexibilidade, a coordenação e a resistência física nos seus praticantes, o trabalhador terá mais disposição”, ressaltou o senador.