Proteger as mulheres, fortalecer com ações e dar fim as violências domésticas contra elas fazem parte do plano de governo do candidato Capitão Contar (PRTB). Os números de feminicídio tem sido alarmantes, segundo o político, que trouxe dados da Sejusp (Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública) apontando que foram 27 feminicídios até o momento.
Para o candidato, essa realidade precisa mudar. "Nós temos que ampliar as campanhas de combate à violência contra mulher, a divulgação das formas dessa violência e sobretudo incentivar e dar segurança para que as pessoas denunciem", diz Contar.
Em seu plano de governo, uma das propostas é criar um 'Programa de Habitação' voltado para o atendimento à mulher de violência doméstica. Esse programa daria autonomia para a vítima conquistar esse patamar e quebrar o ciclo de violência.
Outra ação que será implementada na gestão de Contar, é buscar a implementação de Casas da Mulher Brasileira e Salas e Lilás 24h nos polos regionais do nosso Estado.
Como deputado, Capitão Contar apoiou a implantação das Salas Lilás em Mato Grosso do Sul e tem um projeto que tramita na Casa de Leis para criação de um aplicativo de celular para socorrer mulheres vítimas de violência. O aplicativo será disponibilizado para mulheres com medidas protetivas que se sentem ameaçadas. Mesmo sem créditos para dados, poderá ser acionado através de três toques ou pelo botão volume do celular.
Também são propostas do Capitão Contar, incentivar a qualificação e o empreendedorismo que promovam a independência da mulher. Assim, as mulheres terão oportunidades de abandonar o ciclo de violência, por que não terão mais dependência financeira do parceiro.