O PSDB e o União Brasil de Mato Grosso do Sul são partidos que terão o maior tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV. Porém, o analista político, e advogado Tercio Albuquerque destaca que o fato de o partido, e os candidatos terem mais tempo de TV por si só não representa uma vantagem frente aos outros.
“Pois existem muitos outros fatores que são levados em conta. Especialmente pelo fato dos eleitores hoje terem acesso a todos os atos, fatos, informações e andamento de projetos daqueles que pretendem reeleição. E isso tem muito mais peso na hora da decisão do que a propaganda eleitoral.”
A coligação do candidato ao Governo, Eduardo Riedel do PSDB passará a ter 5 minutos e 10 segundo diários. O partido é federado ao Cidadania. Entre as inserções o PSDB tem 303 ao dia.
A candidata Rose Modesto (União Brasil), terá o segundo maior tempo, com 2 minutos e 52 segundos. As inserções durante a campanha serão de 201 propagandas.
A propaganda no rádio e TV começará a ser divulgada no dia 26 de agosto.
Conforme, Tercio Albuquerque no Rádio e TV normalmente os candidatos tratam de temas conhecidos e não trazem grandes novidades. “Mesmo porque as propagandas de rádio e televisão são canalizadas sempre numa mesma direção, chamando a atenção para pontos que são conhecidos de todos os eleitores e não é novidade. E não temos dúvidas de que os temas serão saúde, educação, sergurança pública, transporte e recuperação da educação e setores neste período pós pandêmico.”
Ele afirma que é muito mais importante uma apresentação com qualificações do que falar sobre tema conhecido ao eleitor e avisa: “aquele que vai a reeleição precisa apresentar motivação que considere ao eleitor a reconduzi-lo ao mandato.”
Veja abaixo o tempo:
Eduardo Riedel - Coligação Trabalhando Por Um Novo Futuro do (PSDB em federação com o Cidadania, PDT, PL, Progressistas, PSB, Republicanos) 05'10"46
Rose Modesto - coligação Tocando Em Frente Para Cuidar da Nossa Gente (União Brasil, Podemos, Pros) 02'52"59
Giselle Marques - Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) 01'58"05
Marquinhos Trad - Coligação Muda MS (PSD, Patriota, PSC e PTB) 1'44"42
André Puccinelli - coligação Ao Trabalho De Novo, com a Força Do Povo (MDB, DC, Solidariedade) 1'23"21
Adonis Marcos - Federação Psol e Rede 00'28"67
Capitão Contar - Coligação Mudança de Verdade (PRTB e Avante) 00'22"61
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS) redefiniu a ordem após as alterações e revisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre a cláusula de barreira pela qual Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP não podem integrar o plano de mídia.