A+ A-

quinta, 18 de abril de 2024

quinta, 18 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Política

09/05/2016 07:00

A+ A-

Pulverização: 17 partidos sinalizam candidatura própria em Campo Grande

Faltando pouco mais de cinco meses para as eleições municipais, os partidos começam a definir os pré-candidatos para disputar a prefeitura de Campo Grande. Em levantamento parcial, pelo menos 17 partidos tem a intenção de lançar candidatos próprios para a chapa majoritária.

A vice-governadora, Rose Modesto (PSDB), foi oficializada como pré-candidata tucana no final do mês, logo após deixar a Secretaria de Assistência Social em respeito à legislação eleitoral. Com o apoio do governador Reinaldo Azambuja, Rose já costura alianças para encontrar um vice em outra legenda. Os tucanos foram os primeiros a já indicarem oficialmente um nome para a disputa.


O atual prefeito Alcides Bernal (PP) prefere despistar sobre reeleição, mas a preocupação em não apresentar reajuste salarial para os servidores e a garantia de que a legenda terá candidato coloca seu nome como certo na disputa. Cinco secretários municipais já se descompatibilizaram da administração visando colaborar com a campanha e ajudar a aumentar a base de vereadores de Bernal.

  

O ex-prefeito da Capital Nelson Trad Filho assumiu a presidência do PTB, já se anunciando pré-candidato, com o apoio de cinco vereadores da Capital. Seu irmão, deputado estadual Marquinhos Trad deixou o PMDB e ingressou PSD, anunciando programa para escutar população sobre demandas. Marquinhos também confirmou interesse em disputar a prefeitura, mas afirmou que não vai enfrentar o irmão no pleito.


 

Foto: Reprodução/Arte: André de Abreu

O PDT lançou o nome da ex-vereadora Tereza Name para representar o partido em candidatura própria no pleito municipal. Apesar das especulações, Tereza e os dirigentes do PDT negam a intenção de indicar o candidato a vice-prefeito de Bernal. Em ato de filiação ao PR, o presidente da Fiems, Sérgio Longen também foi lançado pré-candidato, mas pode concorrer internamente com a deputada estadual Grazielle Machado.

O PMDB ainda não tem um nome definido. No inicio do ano contava com cinco pré- candidatos, entretanto três já desistiram. O ex-governador André Puccinelli afirmou recentemente que o PMDB terá candidato “mesmo se todos desistirem”, entretanto nega disputar um novo mandato.

Após a desistência do presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache, de disputar pelo PSB, a deputada federal Tereza Cristina (PSB) é cotada como a principal pré-candidata do partido.

No PT havia quatro nomes para a disputa, o vereador Marcos Alex, o deputado estadual Amarildo Cruz, deputado estadual Cabo Almi e o deputado estadual Pedro Kemp. Recentemente Cruz e Kemp, retiraram seus nomes, restando apenas Alex e Almi. Após muita insistência de Alex, Cabo Almi anunciou que adiaria o sonho de entrar na disputa, ficando Alex como único pretendente. O nome ainda precisa ser aprovado pela convenção do PT.

O recém-empossado deputado estadual Coronel David ingressou no PSC apadrinhado pelo deputado federal Jair Bolsonaro com a promessa de disputar a prefeitura. Criado este ano, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) também quer entrar na disputa com a filiação do ex-deputado federal Pedro Pedrossian Filho, que assumiu a Executiva estadual da legenda.

O PRP teve sua presidência renovada pelo empresário e ex-vereador pela Capital, Renato Gomes, que também se lançou como pré-candidato. O engenheiro Aroldo Figueiró foi anunciado como pré-candidato pelo PTN e o também engenheiro Marcelo Bluma pelo PV.

O apresentador Tatá Marques se filiou ao Solidariedade visando a candidatura própria, baseado em pesquisas. Entretanto, nega a pré-candidatura. O presidente estadual do PCdoB, Mário Fonseca, afirmou que caso tenha um pré-candidato de centro-esquerda satisfatório para coligação, o PCdoB terá candidato próprio. O PSOL e o PSTU tem o histórico de lançar candidaturas próprias nas eleições, entretanto até o momento não anunciaram pré-candidatos. 

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias