A senadora Simone Tebet (PMDB-MS) revelou hoje (24) que votará favoravelmente a tramitação da PEC (Projeto de Emenda a Constituição) que muda as regras para escolha dos suplentes de senadores.
“Como relatora da proposta na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), eu sou favorável para que os senadores sejam eleitos e os suplentes sejam os candidatos mais votados na ordem ao invés de pessoas escolhidas pelos partidos políticos”, declarou.
A peemedebista participou nesta manhã de audiência pública para discutir a reforma política e o pacto federativo que foi realizada na sede da Fiems (Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul) com a presença do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB).
Na ocasião, a senadora ainda defendeu uma maior participação das mulheres na política e cobrou a convalidação dos incentivos fiscais dos estados. “Só não perdemos para o Haiti em números de mulheres na política. Precisamos analisar maneiras para que possamos sair dos 10% de representatividade”, destacou.
Sobre o projeto de Terceirização que deve ser apreciado agora pelo Senador, Simone revelou que tem interesse em relatar a matéria e prefere não opinar sem ter acesso à nova redação. “O que eu era contra já foi solucionado que é não poder terceirizar atividade fim das empresas públicas e empresas de economia mista. Como eu não sei se avançou, não posso comentar”.
Simone também se comprometeu a trabalhar no combate à corrupção, ouvir as vozes das ruas, defender o fim das coligações proporcionais, o fim da reeleição e a implantação do sistema eleitoral de voto distrital.
“Confesso que tem mais dúvidas que certezas, mas temos que imediatamente avançar e resgatar a confiança popular na nossa capacidade de governar. Vou me basear no princípio que se não estivesse expresso na Constituição Federal seria meu conceito de vida, pois diz que todo poder emana do povo”, concluiu.