sábado, 19 de julho de 2025

Busca

sábado, 19 de julho de 2025

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Política

27/04/2023 17:00

Revolucionário da Educação, Pedro Chaves é a voz de Mato Grosso do Sul na mais alta Corte de ensino

Pedro Chaves ficou conhecido nacionalmente como o "senador da Educação"

Com mais de 50 anos dedicados ao ensino brasileiro, o professor Pedro Chaves se tornou a primeira pessoa da região Centro-Oeste a ocupar um cargo na maior corte da Educação Nacional, a ABE (Academia Brasileira de Educação). Fundador da Mace (Moderna Associação Campograndense de Ensino) e da Uniderp, eleita uma das melhores faculdades particulares do país, Pedro Chaves ficou conhecido nacionalmente como o “senador da Educação” quando ocupou o cargo no Senado Federal, entre os anos de 2016 e 2019.

Entusiasta do ensino através das metodologias ativas, modelo que torna o estudante o protagonista no aprendizado, Pedro Chaves sempre esteve à frente da revolução do sistema educacional. No Senado Federal, Pedro Chaves também foi o relator no Novo Ensino Médio que está em implantação em todas as escolas do Brasil é considerado inovador, moderno e um sucesso para o ensino.

“Hoje, mais do que nunca, o aluno está estudando junto com o professor, formando grupos e criando lideranças, onde o professor se torna um orientador no sistema de aprendizado e não apenas um detentor do conhecimento”, comentou o professor.

Como gestor da Uniderp, Pedro Chaves foi o primeiro reitor do Brasil a implementar o PBL (Problem Based Learning) no ensino superior, que consiste na estratégia educacional em que um problema prático constitui a base para o aprendizado, ou seja, o estudante aprende através da resolução de situações reais que acontecem no mercado de trabalho e na vida.

“Eu tive essa experiência no curso de Medicina da Uniderp quando implementei o PBL, onde o estudo era baseado em problemas, e foi um sucesso, pois a vida consiste em problemas reais e precisamos ensinar aos estudantes como resolvê-los”, explica Pedro Chaves.

Alçado a um novo patamar da Educação nacional como novo imortal da Academia Brasileira de Educação (ABE), ocupando a cadeira nº 32, Pedro Chaves é voz ativa para levar os anseios e realidades do ensino do Mato Grosso do Sul e do Centro-Oeste a maior e mais importante corte de ensino.

“É um grande orgulho ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Educação, pois é a coroação do trabalho de 50 anos dedicado à Educação. Atuei como professor em todos os níveis de Educação, desde o ensino infantil, fundamental, médio e superior, e inclusive na pós-graduação. Com isso, conheço bem a realidade da nossa Educação. Por muitos anos as discussões sobre a Educação ficaram restritas ao eixo Sul e Sudeste. Porém, acredito que é fundamental envolver a participação de educadores de outros estados e regiões neste debate, com suas expertises e conhecimentos”, comentou o professor.

Pedro Chaves foi o primeiro reitor do Brasil a implementar o PBL no ensino superior

(Chaves no evento na Academia com a presença do governador Eduardo Riedel / Foto: Luiz Carlos Feitosa)

Em 99 anos de história da Academia, o professor de Mato Grosso do Sul é o primeiro do Estado e da Região Centro-Oeste a ocupar um assento na instituição de maior relevância da Educação Nacional.

A Academia Brasileira de Educação foi fundada em 15 de outubro de 1924 e é formada por intelectuais, educadores, políticos e filósofos consagrados pelos talentos e experiências na Educação. O principal objetivo da ABE é promover esforços em prol do desenvolvimento e da melhoria da Educação no país.

Nascido em Campo Grande (MS), o professor Pedro Chaves mudou para São Paulo onde formou-se em Economia pela PUC/Campinas (Pontifícia Universidade Católica), e posteriormente especializou-se com pós-graduação em Economia, Gestão Pública, Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Formação Universitária. No fim da década de 1960, o professor retornou à capital do Mato Grosso do Sul onde revolucionou o ensino do Estado.

Siga o TopMídiaNews no , e e fique por dentro do que acontece em Mato Grosso do Sul.
Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias