O governador Eduardo Riedel, PSDB, comentou, na manhã desta sexta-feira (24), invasões de terras, promovidas pela Frente Nacional de Lutas, no interior do Mato Grosso do Sul. O gestor reafirmou que está aberto ao diálogo, mas que vai manter a ordem e a segurança no campo.
A fala do governador ocorreu durante posse do Conselho Superior da Polícia Civil.
''Temos uma posição muito clara que precisamos manter a ordem. Não podemos titubear diante de invasões quais quer que sejam. Vamos garantir o direito de propriedade. Estamos abertos para dialogar com todos, inclusive com o governo federal, sobre que políticas que eles vão adotar'', afirmou o governador.
Soluções
Ainda na declaração, o governador do MS disse que vai buscar soluções conjuntas, dentro do tema reforma agrária.
''Se for discutida reforma agrária, como a compra de terras, o Estado vai ser parceiro, mas não podemos aceitar desordem e invasões. Existe uma preocupação pelo aumento de acampamentos nas beiras das rodovias, que coloca em perigo inclusive as pessoas. Vamos buscar solução dentro da legalidade'', refletiu o gestor.
Invasões
Invasores, membros da Frente Nacional de Luta, entraram – sem qualquer tipo de ordem judicial ou autorização do Estado – em duas propriedades rurais do MS, sendo uma em Mundo Novo e Japorã.
Um dia depois, os grupos foram expulsos por fazendeiros da região. Ainda não há notícias se houve feridos no ato da expulsão.