Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

Rinaldo Modesto destaca importância e força do cooperativismo no MS

No 2 de Julho é celebrado o 100º Dia Internacional das Cooperativas

29 junho 2022 - 16h11Por Thiago de Souza

O deputado estadual, Rinaldo Modesto, do Podemos, usou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (29), para destacar a importância e a força do cooperativismo em Mato Grosso do Sul. O parlamentar observou que no próximo sábado, 2 de julho, será celebrado o 100º Dia Internacional das Cooperativas. 

Rinaldo, que é coordenador da Frente Parlamentar de Defesa do Cooperativismo na Casa de Leis, citou os números do segmento cooperativista no Estado.  

''No Estado, em 2021, foram encontradas pela OCB/MS 125 cooperativas, com 393 mil cooperados, um crescimento de doze por cento em relação ao ano anterior, 11.500 empregados, um faturamento de 26,5 bilhões de reais, representando crescimento de 38% em um ano. Quase todos os 79 municípios têm uma sede de um empreendimento coorporativo'', informou Rinaldo.

Conforme a divulgação, Rinaldo refletiu que o modelo de negócio do cooperativismo se mostrou mais resistente a crises no mundo todo. Além disso, o segmento fomenta a participação econômica, combate a degradação ambiental e as mudanças climáticas, além de manter o capital financeiro nas comunidades locais. 

Ainda segundo o informe, Rinaldo salientou também que ‘’o Brasil inteiro celebra o Dia de Cooperar, que é o movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias contínuas e transformadoras realizadas por cooperativas totalmente aliadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030”.

O tema do dia Dia Internacional do Cooperativismo (#CoopsDay) deste ano é "Cooperatives Build a Better World", "Cooperativas Constroem um Mundo Melhor". Em Campo Grande, a celebração será no Parque Tarsila do Amaral, das 13h às 18h com diversas atividades e atendimentos à população.