O Secretário Estadual de Saúde, Nelson Tavares, declarou nesta semana que as oito UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) neonatais que estão abandonadas no almoxarifado da SES (Secretaria Estadual de Saúde), são inservíveis, ou seja, não têm mais utilidade. A reposta veio após muita insistência da reportagem, que publicou matéria no dia 24 de fevereiro, após receber denúncias de servidores públicos.
De acordo com os servidores, esses equipamentos estariam avaliados em cera de R$ 40 mil cada e teriam vindos de Dourados - uma vez que somente Campo Grande e Dourados disponibilizam UTIS neonatais pelo SUS –tendo sido deixados no almoxarifado por não serem conveniadas, ou seja, não teriam como ser custeadas pelo Ministério da Saúde, se colocadas em uso.
O Secretário confirmou que os oito equipamentos vieram de Dourados, mas negou as demais ifnormações e disse que essas incubadoras já vieram do interior com defeito.
“Estou com o relatório da Diretoria de Assistência à Saúde e essas incubadoras vieram com defeito do Hospital da Mulher e do HU de Dourados. Há inclusive uma decisão judicial e esses equipamentos já estavam no pátio na secretaria de Dourados. Como são descarte, isto é, não há condições de recuperação, as oito UTIs serão vendidas como sucata”, explicou.
Questionados sobre os demais materiais encontrados pelo Conselho Estadual de Saúde - que vistoriou o local após publicação da matéria sobre as UTIs - Tavares disse que dificilmente equipamentos que estão e condições de uso ficam encostados lá.
“Normalmente, no almoxarifado é muito difícil uma coisa útil ficar encostada. Às vezes tem equipamentos que aparentam estar em condições de conserto, mas que na verdade não estão. Outros podem estar aguardando uma reforma de uma unidade, por exemplo. São hipóteses. Mas de um modo geral é muito difícil, não que não ocorra, porque tem uma pessoa lá que só faz isso”, explicou.
Leia mais:
Denúncia: incubadoras de UTI neonatal são deixadas no tempo pelo Governo do Estado
Presidente do Conselho de Saúde confirma abandono de incubadoras avaliadas em R$ 320 mil
Reinaldo 'lava as mãos' sobre UTIs neonatal abandonadas e culpa Puccinelli