Wilson do Prado, Secretário Municipal de Administração (Semad), será o primeiro a prestar esclarecimentos à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Contas, aberta na Câmara Municipal para apurar denúncias de possíveis irregularidades nas finanças do município. A oitiva, marcada para a próxima segunda-feira (18) às 14 horas, tratará exclusivamente das folhas de pagamento de servidores da saúde e educação.
De acordo com o presidente da CPI das Contas, vereador Eduardo Romero (PT do B), o secretario será questionado sobre a situação das pastas e sobre os cortes e rearranjos feitos com os recursos das secretárias. “É fundamental ouvir os secretários para entendermos qual o tamanho dessa crise”, disse.
Já a vereadora Thais Helena (PT), convidou a população a participar da oitiva e defendeu que esta será uma ocasião importante para o secretário explicar e demonstrar com documentos oficiais, o porquê de negar o reajuste aos servidores. “A sociedade precisa saber se a prefeitura esta realmente no limite dos gastos como funcionalismo. O secretario precisa demonstrar a situação”, criticou a vereadora.
De toda documentação solicitada à prefeitura, de janeiro de 2011 a abril de 2015, nada chegou a Câmara Municipal. O executivo tem até amanhã para enviar os documentos aos vereadores. “Entendemos que é uma gama grande de documentos e eles podem pedir ampliação desse tempo. Mas há documentos que são fundamentais e que terão de chegar até amanhã obrigatoriamente”, disse Romero.
Segundo o relator da CPI, vereador Airton Saraiva (DEM), a prefeitura deve encaminhar até 150 mil documentos sobre as finanças do Executivo. Os vereadores estão preocupados como prazo de 90 dias para analisar a documentação. Eles já encaminharam a mesa diretora da Câmara o pedido de contratação de uma empresa de assessoria técnica para auxiliar no processo. No entanto, a empresa ainda não foi contratada porque depende do volume de informações que irão chegar na Câmara Municipal para definir o trabalho a ser realizado.