A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, do MDB, defendeu a volta dos impostos federais e consequente alta no preço da gasolina, nesta terça-feira (28). Ela detalhou que o governo se esforça para reduzir a taxa de juros.
Segundo o Metrópoles, a sul-mato-grossense declarou que o governo Lula tem sinalizado ao Banco Central, que é possível reduzir as taxas de juros ‘’ainda que não nos patamares desejados’’.
A ministra foi questionada e também refletiu e justificou a volta dos impostos federais sobre a gasolina e etanol, que estavam zeradas desde o governo Jair Bolsonaro.
''... não tem como atender 100% um lado sem prejudicar o outro lado da economia. Se você reonera 100% você tem um impacto imediato muito forte na inflação. Consequentemente, você dificulta a possibilidade de uma diminuição de taxa de juros a pequeno prazo, que é o que nós queremos'', explicou a ministra.
Tebet reforçou que o governo faz a parte dele, sobretudo na contenção de gastos.
''... nós queremos mostrar para o Copom e ao Banco Central é que podem, ainda que paulatinamente, diminuir os juros, que nós temos responsabilidade fiscal e estamos fazendo o dever de casa... '', detalhou a sul-mato-grossense.
Esforços
Ainda segundo o Metrópoles, Simone afirmou que o esforço do governo poderá ser visto na próxima reunião do Comitê de Política Monetária, que é o responsável pela definição da taxa básica de juros, a Selic.
Lula tem criticado publicamente a taxa de juros, que está em 13,75% ao ano. Ele e a equipe econômica têm pressionado o presidente do BC, Roberto Campos Neto, a atuar para baixar os juros.