Senadora Soraya Thronicke (Podemos) aplicou R$ 5 milhões para ampliar ações de proteção e cuidado animal em todo o MS. Ela destacou que a cidade de Miranda será o ponto de partida de uma ofensiva histórica pela causa.
Conforme a divulgação, o aporte chegará por meio da nova ''Caravana da Castração'', que começa nesta sexta-feira (4), em Miranda. Foi a cidade que acolheu o primeiro mutirão de castração de cães e gatos, medida para reduzir doenças dos animais de rua e promover o bem-estar animal.
Em massa
Castração em massa, reflete o mandato da senadora, acarreta menor risco de doenças como leishmaniose e raiva. A redução de animais abandonados nas ruas evita acidentes e o depósito de vetores, o fortalecimento dos vínculos entre comunidades e municípios gera maior conscientização e engajamento social.
''A presença desses recursos no interior sul-mato-grossense confirma a visão de que a causa animal não é apenas uma pauta específica, mas parte integral da saúde pública e do bem-estar coletivo'', afirma a senadora Soraya. ''Quando cuidamos de um animal, cuidamos de toda a sociedade''.
A Caravana da Castração conta com o aporte de consultório móvel, equipe veterinária e estrutura para atendimento gratuito. O próximo destino será Bodoquena, seguido por Bonito, Jardim, Porto Murtinho, Nioaque, Anastácio, Aquidauana, Ladário e Corumbá, cidades essas que solicitarem apoio. A cobertura inclui castrações, vacinações, microchipagem, orientações sobre guarda responsável e zoonoses.