Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
DENGUE GOV MS
Política

Trem da alegria: além do namorado, vereadora nomeia primo dele e irmão da comadre

Nomeação não é ilegal, mas é tida por eleitores como 'imoral'

27 janeiro 2017 - 07h00Por Thiago de Souza

Na mesma canetada em que a vereadora Dharleng Campos (PP) nomeou o namorado, Anderson Regis Guimarães como assessor parlamentar, ela teria contratado também o primo dele, Leandro Rohwedder Guimarães e o irmão da comadre dela, Gil Mariano. A pepista já tem tradição em nomear parentes e amigos, já que quando era titular da Sedesc, na gestão Bernal, nomeou Márcia Dolácio, esposa do primo para um cargo na pasta. 

Embora não seja ilegal, os eleitores consideram o ato da parlamentar imoral. Foram os próprios leitores que denunciaram a suposta situação ao TopMídiaNews. A redação tentou contato com a parlamentar, porém ela não atendeu as ligações até o fechamento desta reportagem.

As redes sociais foram tomadas por comentários condenando a atitude da pepista. Em uma das postagens uma jovem publica: ''ela deveria dar exemplo para a população. Isso é uma falta de respeito para com os campo-grandenses''.  Sobre o espanto de alguns internautas com o assunto, outro rapaz postou: ''não sei o que vocês estão vendo de novo''. De forma mais enfática e irônica, um usuário disparou: ''troca-se a coleira, mas a cachorrada é a mesma''. Ainda no caminho da ironia, um dos internautas brincou com o slogan do Partido Progressista, que é ''as pessoas em primeiro lugar'' e disse que a vereadora adotou o lema ''a família em primeiro lugar''.

(Leandro Guimarães seria primo de Anderson e também foi nomeado na Câmara - Foto: Reprodução)

A reportagem do TopMidiaNews sobre a nomeação do namorado pela vereadora alcançou quase 170 mil pessoas somente nas redes sociais. O post foi compartilhado 1140 vezes até a noite de ontem. 

Tanto o namorado da vereadora, o advogado Anderson Guimarães, quanto leandro Guimarães, primo dele e Gil Mariano foram nomeados no dia 10 de janeiro deste ano, conforme publicado do Diário Oficial de Campo Grande. A nomeação foi assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, João Rocha (PSDB) e é retroativa ao dia 1º de janeiro. Segundo a publicação, a contratação dos profissionais é prevista na resolução 937/95. Todos eles vão ocupar o cargo de assessor parlamentar, mas não se sabe em qual gabinete ficarão lotados. 

No caso do advogado Anderson, que é o namorado da parlamentar, ele vai receber R$ 2.032,22, porém a remuneração pode chegar a R$ 6.096,66. Na gestão Bernal, Guimarães tinha um cargo na prefeitura da Capital, no mesmo período em que Dharleng  foi secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.  

Leandro Rohwedder tem 28 anos e formado em administração de empresas. O cargo específico dele é assistente parlamentar V, cujo símbolo é APCM-110. O mesmo cargo e símbolo tem Gil Edson Mariano, que seria irmão da comadre da vereadora. 

Márcia Aguiar da Silva Dolácio, prima da vereadora, foi nomeada na Sedesc pelo decreto  3.136, pelo então prefeito Alcides Bernal em 21 de outubro de 2015. Ela ocupou o cargo de Gestor de Processos I, símbolo DCA-8.   

Tentamos contato com a vereadora Dharleng Campos, mas não conseguimos localizá-la. A assessoria de comunicação dela viu os questionamentos a respeito das pessoas citadas, mas apenas informou que, para não atrapalhar o mandato dela, todos os esclarecimentos serão feitos na sexta-feira (27). Também divulgou uma nota que diz: ''Cumprindo com seu compromisso em realizar um mandato pautado no trabalho e respeito a população, a Vereadora Dharleng Campos (PP) informa que está seguindo com sua extensa agenda pelos bairros de Campo Grande, conforme planejado. E, diante das notícias envolvendo seu nome, a parlamentar informa que está definindo com sua equipe as decisões a serem tomadas e em breve anunciará mais detalhes, pois essa agenda de trabalho não poderá ser interrompida, porque assim prejudicaria a população''.

Os outros citados na matéria também não responderam as chamadas por rede social.