A+ A-

quarta, 24 de abril de 2024

quarta, 24 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

Política

23/10/2019 11:10

A+ A-

Três representantes de Mato Grosso do Sul entram na lista da elite parlamentar brasileira

Os critérios avaliam as nomeações formais dos deputados e senadores, bem como a qualificação e influência na agenda política e legislativa

O deputado federal Fabio Trad (PSD) e os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Simone Tebet (MDB) foram eleitos membros da “elite parlamentar”, seleção dos políticos mais influentes de 2019, feita pela Arko Advice.

Os critérios avaliam as nomeações formais dos deputados e senadores, com presidência de comissões, bem como a qualificação e influência na agenda política e legislativa.

“São aqueles que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos, sobre a elaboração da agenda legislativa e/ou que representam interesses organizados da sociedade brasileira ou facções políticas relevantes”, diz a consultoria.

Na lista de líderes informais, Fábio Trad foi classificado como especialista, designação para parlamentares que possuem qualificação específica para debater temas tais como assuntos jurídicos; infraestrutura, economia, entre outros.

Nelsinho Trad e Simone Tebet se destacaram na lista de líderes formais, especialmente por terem conquistado a presidência das comissões de Relações Exteriores e a de Constituição e Justiça, respectivamente.

Membros da elite parlamentar, pela Arko Advice, negociam com o Executivo, representam grupos de pressão, operam na busca do consenso e influenciam nas decisões do presidente ou deixam sua marca no processo deliberativo do Congresso Nacional.

A Elite Parlamentar Arko Advice 2019 é formada por 110 parlamentares: 74 deputados federais e 36 senadores. Deste total, 44 deputados e 26 senadores são lideranças formais; e 30 deputados e 10 senadores são lideranças informais.

O MDB é o partido com o maior número de lideranças, tendo 12 parlamentares, seguido por PT e Progressistas com 11 e o PSL e DEM com 10 congressistas. O estado que possui o maior número de lideranças é São Paulo, com 22 parlamentares.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024