Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
GOVERNO MARÇO 2024
Política

Trutis tenta tirar informações sobre atentado fake da Wikipédia

Usuária com o mesmo nome de uma assessora removeu a informação de que Trutis foi acusado pela PGR de forjar tentativa de assassinato

07 agosto 2022 - 12h26Por Rayani Santa Cruz

O deputado federal Loester Trutis (PL) tenta tirar da Wikipédia informações sobre o atentado fake. As tentativas de edição de conteúdos referentes a ele tiveram início em abril, por uma usuária com o mesmo nome de uma assessora. Ela removeu a informação de que Trutis foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de forjar tentativa de assassinato.

As informações são de uma extensa matéria do Estado de S. Paulo. Em abril, foram adicionadas informações biográficas sobre o parlamentar pela usuária com mesmo nome da assessora. Os dados foram revertidos depois sob alegação de que o texto era publicitário.

Segundo o portal, quase três meses depois, a mesma usuária reinseriu o conteúdo e removeu a informação de que Trutis foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de forjar o atentado. As novas alterações foram revertidas seis minutos depois.

Muitos políticos estão incomodados com informações apresentadas em suas biografias na Wikipédia. A dois meses das eleições,  deputados federais e assessores tentam remover conteúdos negativos e inserir material favorável. Em alguns casos, ameaçam judicialmente a plataforma para mudar o verbete.

Da ala bolsonarista, Trutis se juntou a Luis Miranda (Republicanos-DF), e Bia Kicis (PL-DF) na tentativa de mudar conteúdos. Em maio, a deputada Carla Zambelli processou a Wikipédia.

A plataforma 

A Wikipédia é uma enciclopédia online de livre edição, onde qualquer pessoa pode alterar os verbetes, contanto que siga as regras de bom uso da plataforma.

O jornal O Estado de S. Paulo detectou 23 termos relativos à política brasileira sob algum tipo de restrição para a edição. Três presidenciáveis estão na lista: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL) e Simone Tebet (MDB-MS).