Menu
sexta, 29 de março de 2024 Campo Grande/MS
NOTA PREMIADA
Política

URGENTE: Moro pede demissão após troca na PF, diz site

Bolsonaro tenta impedir ação do ministro

23 abril 2020 - 13h46Por Nathalia Pelzl

O presidente Jair Bolsonaro comunicou o ministro da Justiça, Sergio Moro, nesta quinta-feira (23) que pretende trocar a diretoria-geral da Polícia Federal, hoje ocupada por Maurício Valeixo.

Após o comunicado, Moro optou por pedir demissão do cargo. Bolsonaro, que inicialmente disse que a mudança aconteceria dentro de alguns dias, agora tenta reverter a situação.

Valeixo foi escolhido por Moro para o cargo. O atual diretor-geral é homem de confiança do ex-juiz da Lava Jato. Desde o ano passado, Bolsonaro tem ameaçado trocar o comando da PF. O presidente quer ter controle sobre a atuação da polícia, conforme divulgou a UOL.

Sob o comando de Moro, a Polícia Federal viveu clima de instabilidade no ano passado, quando Bolsonaro anunciou uma troca no comando da superintendência do órgão no Rio e ameaçou trocar o diretor-geral, ainda segundo o site.

Na época,  Bolsonaro chegou a citar um delegado que assumiria a chefia do Rio, mas foi rebatido pela Polícia Federal, que divulgou outro nome, o de Carlos Henrique de Oliveira, da confiança da atual gestão.

Após meses de turbulência, o delegado assumiu o cargo de superintendente, em dezembro.

No fim de janeiro, o presidente colocou de volta o assunto na mesa, quando incentivou um movimento que pedia a recriação do Ministério da Segurança Pública.

Agora é aguardar os próximos passos.