Menu
quinta, 28 de março de 2024 Campo Grande/MS
CAMARA MUNICIPAL MARÇO 2024
Repórter Top

Miniescorpião é achado em casa da Capital e família alerta para perigo: 'às vezes não enxergamos'

Seria uma espécie anã, filhote ou mutação genética? confira na matéria

18 fevereiro 2019 - 09h30Por Thiago de Souza

Família em Campo Grande encontrou um pequeno escorpião dentro de casa. O fato chamou atenção por conta de ser um aracnídeo quase imperceptível e dentro de uma residência onde há um bebê. A mãe fez um alerta para as demais protegerem os filhos de um perigo 'invisível'.

''Às vezes pensamos que em nossas casas não há escorpião. Porque não vemos o escorpião!'', destaca ao analisar o pequeno, que mede menos do que o tamanho médio de uma unha. Ela se preocupa só de pensar no que o aracnídeo poderia causar caso atingisse o filho dela de apenas um ano.

''Talvez pra nós não ofereça risco, mas e pra um bebê de 1 aninho que é o meu caso? Não gosto nem de pensar!'', lamentou a mulher.

O achado serviu para que a dona de casa alerte as demais quanto ao risco de acidentes.

''Então mamães, vamos triplicar a atenção pra esse bicho dentro de casa. Todo cuidado é pouco. Um acidente com escorpião pode ser fatal para os nossos pequenos'', publicou a mãe no grupo do Facebook, Comércio Delas.

Na seção de comentários da postagem, o relato da mãe levou curiosidade e medo aos membros. Um deles escreveu: ''Quanto mais novo,o veneno é mais forte!!''. Outro revelou: '' Tiro de 3 a 4 escorpiões por semana na minha casa, uso bastante água sanitária''.

Muitos leitores demonstraram espanto ao ver o ''inseto''. Muitos não sabiam se era filhote ou uma espécie anã. Mas, afinal, o que é esse ser pequeno e de cor estranha?

Bióloga ouvida pelo TopMídiaNews constatou que trata-se de um filhote do conhecido Tityus serrulatus, o escorpião amarelo, bastante encontrado em Campo Grande. Ela esclareceu que a cor do escorpião mostrado pela leitora, mais clara do que o comum, é fruto da troca de pele dele, chamada de exoesqueleto. 

Conforme a profissional, que também é professora universitária, a espécie é venenosa. No caso de acidentes com crianças pequenas, pode haver consequências graves e a orientação é que os pais levem o pequeno imediatamente para uma unidade de saúde.