A+ A-

sexta, 19 de abril de 2024

sexta, 19 de abril de 2024

Entre em nosso grupo

2

Repórter Top

17/11/2015 16:34

A+ A-

Professores de universidade da Capital denunciam demissão em massa

Uma denúncia encaminhada à reportagem do TopMídiaNews nesta terça-feira (17) relatou que aproximadamente 50 professores da Uniderp foram demitidos sem justa causa apenas nos últimos 15 dias. Os profissionais, que ministram aulas da Educação à Distância (EAD), teriam sido pegos de surpresa e agora se preparam para tomar as medidas judiciais cabíveis contra a instituição, já que ainda são esperadas novas demissões durante a semana.

Uma professora, que pediu para não ser identificada, relata que as demissões não aconteceram de uma só vez “para não parecer que foi em massa, porque é ilegal e iria causar tumulto, então tentaram fazer às escondidas”.  “Tem gente que trabalha lá há anos e agora não tem o que fazer, estão todos desesperados e quem ainda não foi demitido está sob um clima de tensão enorme”, diz.

Ela ainda denuncia que a universidade chegou a oferecer uma espécie de trabalho freelance aos ex-contratados, para não ter que arcar com os custos de vínculo empregatício. A oferta seria da compra de ‘pacotes fechados de aula’, o que não seria uma prática legal segundo as normas do Ministério da Educação (MEC) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

Em 2012, a demissão em massa de 102 professores também do EAD da Uniderp – quando ainda havia a fusão com a Anhanguera Educacional - gerou uma série de protestos dos funcionários. Muitos deles entraram na Justiça e alguns conseguiram ser indenizados, inclusive pelo não recebimento de horas extras e outras irregularidades trabalhistas.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Uniderp, para obter o posicionamento da administração da universidade a respeito das denúncias. A justificativa foi encaminhada através de nota oficial, onde a universidade não se posicionou em relação às supostas ofertas para prestações de serviço sem carteira assinada e nem informou se as demissões devem se estender à professores de cursos presenciais. Leia abaixo:


"A Uniderp informa que realizou alteração contratual no quadro docente de ensino à distância e que os professores responsáveis pela produção de material didático permanecem na função com contrato de cessão de direitos autorais.

A universidade esclarece que todos foram comunicados com antecedência sobre as adaptações e que o pagamento das verbas rescisórias foi realizado conforme estabelece a legislação.

A Uniderp entende que a qualidade de ensino é fundamental para a sustentabilidade da organização e reitera seu compromisso com a permanente busca pela excelência acadêmica".

Carregando Comentários...

Veja também