A+ A-

quinta, 25 de abril de 2024

Busca

quinta, 25 de abril de 2024

Link WhatsApp

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp Top Mídia News
Saúde

04/10/2020 09:30

A+ A-

Gesto de amor ao próximo: 339 pessoas aguardam transplantes em MS

Campanha reforça a importância de doar órgãos e avisar família do desejo

Setembro foi o mês de conscientização de doações de órgãos e tecidos e, em Mato Grosso do Sul, 339 pacientes estão à espera de um transplante.

Deste total, conforme divulgado, três aguardam por um coração, 177 por córnea e 159 precisam de rim. Além delas, 100 pessoas foram transplantadas no Estado desde o início do ano. Somente neste ano, de janeiro a agosto, foram realizados 17 transplantes de rins, 80 de córneas e três de coração no Estado.

Em entrevista ao TopMídiaNews, a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Claire Miozzo, reforçou sobre a importância de doar órgãos. Ela pontua que ainda existe muito receio sobre o assunto, no entanto, tudo pode ser resolvido com diálogo.

“Quando uma pessoa conversa com a família e decide que quer doar seus órgãos e tecidos, ela expressa sua vontade de ser doadora. Caso aconteça dela morrer, a família, quando for entrevistada para fazer a doação, autoriza, pois, sabe da vontade da pessoa que morreu. Podemos conversar com nossa família e deixar nossa vontade de ser doador bem clara, pois quem autoriza a doação é a família, mediante duas testemunhas”, reflete.

A coordenadora lembra que é necessário quebrar o ‘tabu’ e ter uma conversa franca sobre o assunto. “Um doador pode salvar várias vidas, depende dos órgãos e tecidos doados. Muitas vezes, temos urgência, e sabemos que se o paciente não transplantar, vai morrer. Portanto, quem doa órgãos e tecidos: DOA VIDA. Doar órgãos e tecidos é um gesto de amor ao próximo”, finaliza.

Loading

Carregando Comentários...

Veja também

Ver Mais notícias
GOVERNO MS DENGUE ABRIL 2024