O 1º caso provável de hepatite de causa desconhecida do Brasil foi registrado em Ponta Porã, cidade na fronteira entre Brasil e Paraguai. A suspeita também foi confirmada pelo Ministério da Saúde e agora a adolescente de 16 anos aguarda resultados dos exames.
Conforme o "informe diário da situação nacional de hepatites agudas", ainda não há casos confirmados no país, e a adolescente realizou exames laboratoriais para verificações.
Ela apresentou febre, náuseas e pele com tonalidade amarelada, que são sintomas da doença de causa desconhecida.
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), através da assessoria de comunicação, informou que "continua em investigação o caso provável de hepatite aguda de etiologia desconhecida registrada em Ponta Porã. O caso segue em análise pela Fiocruz, do Rio de Janeiro. Outro dois casos, de Campo Grande, de 14 e 10 anos foram descartados."
Conforme o g1, para o diagnóstico da hepatite de causa desconhecida, o ministério adota protocolos que elencam três estágios para os casos:
Primeiramente é o caso é colocado como suspeito, depois há o estágio "provável", onde o quadro clínico é compatível com a doença, porém não tem confirmação laboratorial;
E por fim, o quadro é colocado como "confirmado" quando exames laboratoriais atestam a doença.
Hospital Regional
Segundo informado pelo secretário de Saúde de Ponta Porã, Patrick Derzi, a garota deu entrada no Hospital Regional da cidade cinco dias após os primeiros sintomas em 10 de maio. No primeiro dia a adolescente teve diagnóstico prévio de hepatite aguda grave. Mas, todos os exames deram negativo, o que levantou o alerta.